quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

JACOBINA:Empreendedora investe em produção de bordados e ganha mercado externo

Captura de tela inteira 01022013 200500.bmp

Determinação e garra definem a trajetória da empreendedora Deijanira Gonçalves, proprietária da empresa “Augustos Bordados”, localizada no Bairro da Matriz, em Jacobina. A costureira de mão cheia enfrentou dificuldades e constantes mudanças até conseguir lucrar com a produção de bordados e confecções. O negócio cresceu e hoje seu trabalho é reconhecido também no exterior.

Tendo que encontrar uma fonte de renda para sustentar a família, a empreendedora, que sempre trabalhou em casa com pinturas e vagonite (tipo de bordado que reproduz desenhos decorativos geométricos), decidiu enveredar por esta seara e colocou em prática seu conhecimento em costura. Mesmo sem dinheiro para comprar materiais necessários à produção, ela buscou alternativas para concretizar um sonho.
Com uma ideia formada do que fazer, Deijanira Gonçalves e seu esposo Antônio Albino saíram à procura de informações sobre como conseguir uma máquina de bordados. A partir dos contatos dos fornecedores adquiridos em bancas de revistas, o casal enviou correspondências para representantes na esperança de conseguir adquirir a tão desejada máquina.
“Precisávamos complementar a renda, pois eu era assalariado e tínhamos que sustentar a casa. Foi então que recebemos uma resposta de um fornecedor de uma revista especializada. Em poucos dias, entramos em contato com o representante, que veio até a nossa casa e ensinou a minha esposa como utilizar a máquina”, disse Albino.
A empreendedora credita parte do sucesso ao apoio que teve do Sebrae. A relação nasceu em 1996, quando a Instituição em parceria com o Banco Nordeste ajudou no financiamento para a compra de mais três máquinas. “Encontrei no Sebrae a possibilidade de fazer a empresa dar certo. Participei de um curso sobre inovação e foi lá que desenvolvi a ideia do projeto”, disse Deijanira.
Para colocar o plano em prática, a empreendedora individual passou a participar dos eventos, cursos e oficinas. “A participação nos cursos e palestras foi fundamental para o meu progresso, e até mesmo para estabelecer novos contatos com empresários da cidade, que acabaram virando meus clientes. Ao longo desses anos, o curso que mais enriqueceu minha trajetória foi “Conhecendo melhor o seu Cliente”, relatou.
Para o coordenador da Unidade de Jacobina, Geronilson Ferreira, é importante que o Empreendedor Individual procure se capacitar frequentemente. “O conhecimento é a mola que impulsiona os negócios. Os empreendedores bem-sucedidos são aqueles que efetivamente se capacitaram, ou tiverem a sensibilidade de buscar consultoria especializada. Não há outro caminho, senão uma educação continuada. E nossa matriz educacional permite isso”, explica o coordenador.
A empresária busca atender os diferentes pedidos e se adequar às diferentes culturas. “Estamos sempre nos atualizando, o que é ótimo para conseguir diversificar a nossa oferta de produtos. Dessa forma, a clientela se sente valorizada e conseguimos manter a fidelização dos mesmos”, diz Deijanira.
Por: Morgana Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário